Imagem
Boa tarde a todos!
O tema de hoje consiste no âmbito da subunidade IMAGEM. Como já sabem, uma imagem tem, geralmente, um maior impacto do que um conjunto de palavras, escritas ou faladas, e daí a importância da imagem ao nível dos documentos impressos e eletrónicos. Por este motivo, deu-se o aparecimento da frase "Uma imagem vale mais do que 1000 palavras".
As técnicas de compressão de imagem podem ser de duas naturezas diferentes:
Compressão sem perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, preserva integralmente os dados da imagem. Tipos de compressão sem perda: GIF; PNG; JPEG; TIFF.
Compressão com perdas, quando a compressão, seguida pela descompressão, conduz à perda de alguma informação da imagem. A imagem descomprimida terá uma qualidade inferior à imagem original. Tipos de compressão com perdas: BMP; JPEG; Fractal Compression; Wavelet Compression.
A informação de uma imagem Bitmap pode ser guardada numa grande quantidade de formatos de ficheiros:
BMP: é um formato muito popular, devido ao programa de pintura, o Paint. É o formato mais comum e não inclui nenhum algoritmo de compressão.
GIF: é um formato com compressão sem perdas, não perdendo a qualidade quando é alterado o seu tamanho original.
JPEG: é um formato muito popular para compressão de ficheiros, com vários níveis de compressão com perdas, mas que implica a perda de informação, diminuindo a qualidade de imagem.
PDF: é um programa muito usado para converter e comprimir de forma substancial documentos de textos e imagens, quando existe a necessidade de enviar, para leitura, esta informação para outros computadores por rede ou por suporte.
PNG: é um formato com compressão sem perdas, que substitui o formato GIF para a Web, suportando uma profundidade de cor, mas não comporta animação.
TIFF: é um formato sem compressão, muito utilizado em programas Bitmap de pintura e edição de imagem com software de digitalização. É o maior em tamanho e o melhor em qualidade de imagem.
Espero que tenham gostado deste tema! 👌
Web grafia:
Comentários
Enviar um comentário