Boa tarde a todos!
A publicação de hoje tem como objetivo falar de três temas que são bastante importantes e que estão presentes nas nossas vidas. O primeiro tema é a Desinformação, o segundo tema é Deepfake e por último Fake News.
O que é Desinformação?
Desinformação é a utilização de técnicas de comunicação e informação para induzir em erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a ocultação de informações, ou modificação do seu sentido. A desinformação tem como objetivo influenciar a opinião pública de modo a proteger interesses privados.
O que é Deepfake?
Deepfake é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas a realizar atividades que nunca realizaram na vida real. Esta técnica que permite fazer montagens já gerou conteúdos menos apropriados com celebridades até discursos fictícios de políticos influentes.
O que são Fake News? Como acontecem? Como chegam a tanta gente? Porque são uma ameaça às democracias?
Fake News são notícias falsas que são divulgadas como se fossem verdadeiras, o que interfere de forma negativa em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.
São vários os motivos para que sejam criadas notícias falsas. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
No entanto, além da finalidade comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas,
As fake news chegam a toda a gente visto que, com o grande volume de informações falsas, as pessoas ficam vulneráveis a estas notícias acabando por compartilhá-las nas redes sociais. Desta forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais.
Web grafia:
Comentários
Enviar um comentário